Trump quer demitir o comando, afirmando que os EUA estão perdendo a guerra no Afeganistão


 
Trump coloca a culpa por não estar vencendo a guerra no General Nicholson.

texto de Jason Ditz, via Antiwar.com, tradução de btpsilveira

Julho de 2017 - 17º Comandante das forças (norte)americanas na ocupação do Afeganistão com início em 2001 o General John Nicholson ocupa o cargo após ter herdado o comando em março do ano passado. Não é o que se pode chamar de um bom emprego, desde que a guerra está indo mal, e o comandante parece estar perdendo rapidamente a preferência do presidente.

Agora, oficiais estão revelando os detalhes de um encontro tenso de várias horas ocorrido em 19 de julho, durante o qual o presidente se queixou que os Estados Unidos estão perdendo a Guerra do Afeganistão e expressou sua frustração com seus assessores, que estão pedindo urgência em uma escalada na guerra prolongada, na intenção de diminuir as taxa de derrotas.

Ainda resistente aos pedidos de escalada, Trump parece cético de que eles possam fazer mudar a sorte da guerra, mas ao mesmo tempo parece cada vez mais frustrado com o General Nicholson em particular, sugerindo repetidamente durante o encontro que Nicholson “deveria ser demitido porque não está vencendo” o conflito.

Trata-se de rotina pura para os comandantes no Afeganistão, dado que não poucos foram substituídos no comando porque a guerra está indo mais mal do que o suficiente para satisfazer o presidente. A sugestão de Trump de despedir o comando são um tanto quanto mais francas e públicas que comentários anteriores de dispensa de comandantes anteriores, mas Nicholson, já há pouco mais de um ano no comando estaria seguindo a norma.


Se esta é apenas a última demonstração da dança das cadeiras na liderança para dar a ilusão de que a guerra continuará permanece a conferir, mas alguns relatos já sugerem que muitos na Casa Branca estão pressionando para uma retirada total do Afeganistão em vez de continuar tocando um conflito fracassado.

Comentários

Postagens mais visitadas