Vladimir Putin combate em todos os fronts

Contra o Partido da Guerra 
Tradução: Vila Vudu


Governo Obama ainda segue o script 2.0 da Guerra Fria, para a Rússia.


Aquela "agressão russa" 


A luta de morte nos círculos internos de Moscou trava-se, mesmo, entre Eurasianistas e os chamados Integracionistas Atlanticistas, codinome 5ª Coluna ocidental. O cerne da disputa parece ser o Banco Central da Rússia e o Ministério das Finanças – onde alguns monetaristas liberais conservadores chaves são movidos por controle remoto pelos suspeitos de sempre, os Masters of the Universe


O mesmo mecanismo aplica-se, em termos geopolíticos, a qualquer lado, em qualquer latitude, que tenha conectado o próprio Fiat money aos bancos centrais ocidentais. Os Masters of the Universe sempre procuram exercer sua hegemonia manipulando a usura e controlando o Fiat money

Assim sendo, por que o presidente Putin não demite a presidenta do Banco Central da Rússia, Elvira Nabiulina, e boa parte de sua equipe financeira – que não param de comprar papéis da dívida norte-americana e de mandar para cima, não o rublo, mas o dólar dos EUA? O que está sendo agredido aqui, se não interesses russos?


Aquela punhalada nas costas 
Resultado de imagem para queda do SU-24Já se sabe agora qual partido beneficiou-se da derrubada do Su-24 russo pela Força Aérea da Turquia – indiscutível ato de guerra. O resultado imediato foi a suspensão – que pode levar ao cancelamento – de um trecho crucial do Óleogasodutostão: o Ramo Turco, que é como uma bête noire para os Masters of the Universe, porque a Turquia estava a um passo de tornar-se alternativa chave para contornar o estado falhado da Ucrânia e tornar-se fornecedor de gás natural para o sul da Europa. 

Além do mais, a União Europeia (UE) pagou 3 bilhões a Ancara por seus serviços "indiretos" (a desculpa oficial é deixar que a Turquia controle a imigração de sírios para a UE). E as sanções da UE contra a Rússia foram estendidas por mais seis meses. 

Resposta equivalente dos russos seria Moscou declarar que, em retaliação contra as sanções, não pagará o que deve aos bancos ocidentais. Passo extremo seria bloquear os embarques de gás natural para a UE. Se a Rússia sequer voltasse os olhos na direção de tomar essas medidas, as sanções sumiriam instantaneamente. Quer dizer: quem, afinal, está sofrendo a "agressão"? 

Putin – e a inteligência russa – não anteciparam o que viria: a "punhalada nas costas" que o sultão Erdogan lhes aplicou. Pode-se portanto dizer que a inteligência russa subestimou gravemente o investimento massivo que Erdogan fez na mudança de regime na Síria. 

O que quer que tenha acontecido em campo – muito mais que a encenação Vienna-Geneva que se faz passar agora por um "processo de paz" – o futuro da Síria carrega duas vias alternativas bem claras: ou o país é convertido em colônia otomana, mas subordinada essencialmente aos desígnios dos Masters of the Universe; ou se mantém como nação una e soberana, sem divisões e fraturas, com relacionamento forte com ambos, Rússia e Irã.

A questão contudo permanece: como é possível que a Turquia se safe de tamanha provocação, a Rússia limitando-se a impor algumas poucas sanções? 


Aquela agenda difusa 
Resultado de imagem para Israel X Hezbollah

A peça faltante nesse quebra-cabeças é Israel. As contradições apareceram muito óbvias, depois que os israelenses derrubaram um prédio inteiro sob fogo cerrado de mísseis, em Jaramana, na cidade de Damasco, matando nove civis e Samir Kuntar, um dos comandantes históricos do Hezbollah. 

Nunca teria acontecido, fosse como fosse, sem a aquiescência dos russos – considerando que os mísseis de defesa russos cobrem hoje todo o território sírio. Assim sendo, a mensagem é clara: a Rússia não interferirá nas prioridades de Israel na Síria/Líbano – e vice-versa.

"Vice-versa" não poderia ser mais cheio de complicações. Telavive tacitamente "apoia" a Frente al-Nusra, codinome "Al-Qaeda na Síria", a qual até o governo Obama teve de admitir, afinal, que é organização terrorista. 

Segundo o Ministério da Defesa da Rússia – e investigações turcas independentes – grande parte do petróleo que o 'Estado Islâmico' rouba de Síria e Iraque é comprado por Israel. Telavive é o principal comprador do petróleo curdo iraquiano roubado de Bagdá, ao qual é misturado o petróleo que o 'Estado Islâmico' rouba.   

E como se não bastasse, Telavive é inimiga mortal do Irã e do Hezbollah – que são nodos essenciais da coalizão "4+1" (Rússia, Síria, Irã, Iraque plus Hezbollah) que combate contra o grupo 'Estado Islâmico'. Para nem dizer que Telavive – que deseja uma Síria fracionada em mil pedaços – quer passar a mão e assim ficar, até o dia do Juízo Final, nas Colinas do Golan, ricas em petróleo. 

Assim sendo, como é que Israel escapa livre, de tudo isso? 


Aquela "oferta" do Partido da Guerra 
Resultado de imagem para Putin X Obama

A conclusão desses três cenários – da economia russa, da Turquia e de Israel – é que Putin tem resposta letal, devastadora, ao alcance da mão, nos três casos. Mas ele se recusa a deixar-se apanhar na armadilha da lógica da guerra. Putin é o mais formidável adversário que a "agressão russa" precisaria derrotar. 

Confronto direto com a Turquia, uniria uma OTAN hoje dividida. Agora, a inteligência russa já ligou todos os pontos e entendeu como os Masters of the Universe estão tentando usar Ancara como isca para atrair Moscou, do mesmo modo como usaram, enquanto puderam, uma Kiev hoje já irrelevante e descartada. Os três maiores importadores de produtos da Turquia são Rússia (10,4%), China (10,3%) e Alemanha (9,2%); problemas graves na Turquia seria grave dor de cabeça para esse trio – para grande prazer do Império do Caos. 

Confronto com Israel obviamente atrairia toda a fúria dos Masters of the Universe. Isso, além da evidência de que tudo de que Moscou não precisa é de um novo front de guerra no Levante. The Saker
 ("Putin e Israel: Relação complexa, em vários planos") constrói esforço meticuloso para esclarecer as várias ligações perigosas entre Israel e Rússia. 

Mas o front chave é a economia russa; mais cedo ou mais tarde, o Banco Central da Rússia e o Ministério das Finanças passarão por expurgo, mas Putin só agirá quando tiver certeza de que conta com empenhado apoio interno – o que hoje não é de modo algum garantido.

O governo pato manco de Obama – sejam quais forem a retórica e/ou as contorções legalistas – ainda segue o script 2.0 da Guerra Fria para a Rússia, que lhe prescreveu o mentor de Obama, Dr. Zbigniew "Grande Tabuleiro de Xadrez" Brzezinski. 

Resultado de imagem para William Blum
Bill Blum
Segue daí uma "tradição" que Bill Blum, por exemplo, documentou extensamente, porque desde o fim da 2ª Guerra Mundial, Washington já tentou derrubar mais de 50 governos – a maior parte dos quais plenamente democráticos; bombardeou populações civis de mais de 30 nações; tentou assassinar mais de 50 líderes estrangeiros; tentou reprimir movimentos nacionalistas em mais de 20 nações; interferiu em incontáveis eleições as quais, sem a intervenção dos EUA, seriam plenamente democráticas; ensinou tortura mediante manuais e "instrutores" e "conselheiros"; e a lista é muito longa. 


Putin e a melhor e mais brilhante inteligência russa sabem muito bem disso tudo. Mesmo assim, ainda conservam decente margem de manobra: têm de estabelecer a Rússia como potência indispensável em todo o Sudoeste da Ásia (tão logo o 'Califato' tenha sido esmagado de Raqqa a Mosul); têm de impedir que os Masters of the Universe implantem-se no Mar Negro; e provavelmente terão de impor combate real, em futuro próximo, nos Bálcãs.

Os avanços reais continuarão a surgir como frutos da parceria diplomática/estratégica Rússia-China – da energia ao comércio e à esfera militar. E isso nos lança outra vez na direção das Novas Rotas da Seda – e da convergência do projeto Um Cinturão, Uma Rota puxado pela China com a União Econômica Eurasiana (UEE, ing. Eurasian Economic Union, EEU).

Resumo disso tudo é que em 2016 a opção continuará claramente demarcada: ou (i) o Partido da Guerra alcança a hegemonia – com o subtexto duma "oferta" de jihad salafista que Washington "voluntariamente" promoverá junto a jovens muçulmanos desesperançados de qualquer futuro; ou (ii) se constituirá uma plena, próspera rede de negócios/comércio/comunicações para toda a Eurásia. 

Senhoras e senhores, façam suas apostas.


Pepe Escobar - é jornalista, brasileiro, vive em São Paulo, Hong Kong e Paris, mas publica exclusivamente em inglês. Mantém coluna no Asia Times Online; é também analista de política de blogs e sites como:  Sputnik, Tom Dispatch, Information Clearing House, Red Voltaire e outros; é correspondente/ articulista das redes Russia Today e Al-Jazeera.



Comentários

Postagens mais visitadas