Resultado de imagem para Trump and Putin and sanctionsO levantamento das sanções pode custar caro para a Rússia
Paul Craig Roberts, trad: btpsilveira
 Trump está a ponto de levantar as sanções contra a Rússia levadas a efeito pela administração Obama, afirmam tweets que espocam aqui e ali na mídia social. Como é um showman, é provável que Trump queira fazer o anúncio ele mesmo, e não deixar que alguém fora de sua administração o faça. Por conseguinte, os tweets podem ter acertado um bom palpite.

Putin e Trump devem conversar amanhã, conforme relatórios. Não há como evitar, nessa conversa, a questão das sanções.
Durante sua primeira semana, Trump cumpriu rapidamente sua agenda. É improvável que ele deixe de levantar as sanções. Além disso, não há qualquer custo para Trump nesse levantamento. As sanções não tem apoio nas comunidades de negócios nem nos Estados unidos nem no mundo ocidental. Os únicos círculos de eleitorado contra o levantamento das sanções são os neoconservadores, os quais estão fora da administração Trump. Victoria Nuland, Susan Rice, Samantha Power e similares estão fora do páreo junto com muita gente do antigo Departamento do Estado. Assim, não há pedras no caminho de Trump.
Ao afirmar que as sanções ajudaram a Rússia ao força-la a ser mais independente economicamente, obrigando-a a desenvolver relacionamento econômico com a Ásia, o presidente Putin está correto. Na realidade, levantar as sanções pode acabar prejudicando a Rússia, pela sua integração com o ocidente. O governo da Rússia deve ter em mente que o único país independente no ocidente chama-se Estados Unidos. Todo o resto é formado por vassalos. Será que a Rússia poderá escapar desse destino? Qualquer um que se integre ao ocidente está sujeito a ser pressionado por Washington.
O problema com essas sanções é que elas são ultrajantes para a Rússia. Elas são baseadas em mentiras ditas pelo regime Obama. O objetivo verdadeiro das sanções não foi econômico. O objetivo real foi envergonhar a Rússia como se fosse um Estado fora da lei para depois isolá-la. Trump não pode normalizar as relações com a Rússia se esse insulto permanecer.
Consequentemente, a mídia social por provavelmente star correta ao afirmar que Trump está a ponto de levantar as sanções contra a Rússia. Isso seria muito bom para as relações entre os dois países, mas talvez não seja tão bom para a economia russa e para a soberania do país. Os capitalistas do ocidente gostariam demais de levar a Rússia a se afundar em débitos que possibilitariam a compra a preço vil das indústrias e matérias primas russas. As sanções acabaram representando uma proteção parcial contra a influência alienígena sobre a economia russa e sua remoção equivale à do insulto, mas também desse escudo protetor.


Comentários

Postagens mais visitadas